OQRRevistaTendência Estudante

Carteirinha de Estudante Digital começa a ser emitida pelo MEC

25 de novembro de 2019 Nenhum Comentário

A partir de hoje, 25 de novembro, o estudante pode emitir sua ID Estudantil

 

O Ministério da Educação começou a emitir nesta segunda feira a versão digital da carteira de estudante. Os benefícios do pagamento de meia entrada em shows, teatros e outros eventos culturais continuam os mesmos. No formato digital, o Ministério espera diminuir as falsificações e simplificar a vida do estudante. 

O lançamento foi realizado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – vinculado ao Ministério da Educação. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, e o diretor de Tecnologia e Informação do MEC, Daniel Rogério, apresentaram o aplicativo.

“O aplicativo vai permitir que todos os estudantes do Brasil façam remotamente, dos seus celulares, a carteirinha digital”, ressaltou Weintraub. “As outras entidades vão continuar a poder emitir, mas a do MEC é sem custos para o aluno”, afirmou.

Para emitir a carteirinha, o estudante deverá estar devidamente matriculado, com seus dados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB) e baixar o aplicativo nas lojas virtuais. 

Os alunos podem conferir se a sua instituição de ensino repassou os dados ao sistema em idestudantil.mec.gov.br. Caso não tenham sido cadastrados, os estudantes podem cobrar o envio diretamente onde estudam.

Alexandre Lopes, diretor do INEP, explica que o ano de 2020 será de transição e que a partir de 1º de janeiro de 2021, toda e qualquer instituição que quiser emitir carteira estudantil deverá consultar os dados cadastrados no SEB.

Para os maiores de 18 anos ou mais devem tirar uma foto do próprio rosto, podendo ser da CNH ou da Carteira de Identidade para comparação das imagens. Toda a identificação é feita pelo Cadastro de Pessoa Física. Para os menores, é preciso que o responsável legal baixe o app e permita que o jovem tenha acesso. Só aí é que os alunos poderão fazer o download da ID Estudantil.

Mais informações no site do MEC.

 

Foto: Site do MEC (Flirck)

Comente

X