OQRRevistaTendência Cidade

Uso de patinetes elétricos em Goiânia está em regulamentação

26 de novembro de 2019 Nenhum Comentário

Uma das formas de melhorar a mobilidade urbana é com o uso de patinetes elétricos em Goiânia. Entenda como está a regulamentação desse transporte na cidade.

As cidades estão enfrentando um problema bastante comum entre elas: o trânsito. Por conta disso, as pessoas começam a repensar a forma de se locomover e o uso de patinetes elétricos em Goiânia tem sido visto como uma solução.

A mobilidade urbana tem sido repensada. Enquanto as autoridades tentam melhorar o trânsito e a emissão de poluentes, os cidadãos muitas vezes estão pensando no tempo que podem ganhar com uma condução mais rápida e nos custos.

Atualmente, manter um carro pode custar caro, afinal, é preciso pagar pelo veículo, o seguro auto, manutenção, combustível, IPVA e outros. Aos poucos, esse meio de transporte está sendo deixado de lado.

O transporte público também nem sempre agrada com ônibus lotados, atrasos constantes e altas tarifas.

 

 

 

O uso de patinetes elétricos em Goiânia tem seguido a tendência de outras cidades que já adotaram essa forma como meio de transporte não apenas nos momentos de lazer, mas para as atividades cotidianas como ir ao trabalho, faculdade e até fazer pequenas compras.

Discussões sobre o tema são constantes devido aos acidentes já ocorridos com a utilização desses veículos elétricos e por não haver uma regulamentação muito clara sobre eles.

Por isso, as prefeituras estão criando leis para regulamentar o uso e garantir que eles possam fazer parte da mobilidade urbana.

Regras para o uso de patinetes elétricos em Goiânia

Enquanto já existe uma empresa de aluguel de patinete se instalando na cidade e permitindo que as pessoas aluguem o equipamento por tempo, a prefeitura busca maneiras de regulamentar o uso.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Vereadores de Goiânia está analisando a proposta que deve regulamentar esse meio de transporte no município.

O secretário municipal de Trânsito entende a necessidade de regulamentar esse meio de transporte, uma vez que ele faz parte da evolução da mobilidade urbana, mas lembra que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), só deve ser usado por maiores de 18 anos e deve respeitar os limites de velocidade.

A proposta que está em análise deve regulamentar a obrigatoriedade do emplacamento e licenciamento junto ao Detran para veículos que possuírem duas ou três rodas e que tenham motor de propulsão elétrica, como é o caso dos patinetes.

Locais de circulação também devem ser restritos, pois o uso de patinetes elétricos em Goiânia não poderá ser feito nas vias públicas, já que não são veículos automotores.

A ideia é que os patinetes possam andar nas áreas de circulação de pedestres com velocidade limitada e 6 km/h e em ciclovias a 20 km/h. Entretanto, já foi feita uma emenda para que nas ciclovias a velocidade chegue até a 15 km/h.

Há ainda outra emenda que prevê o uso de equipamentos obrigatórios como indicador de velocidade, buzinas, sinalizadores noturnos e a obrigatoriedade do uso de capacete e óculos protetores.

Enquanto a proposta para uso de patinetes elétricos em Goiânia não é definida, a população pode se guiar pelo CTB e aguardar para conhecer as novas regras que visam melhorar a mobilidade urbana.

 

Por Jeniffer Elaina, do SeguroDeAutomovel.org

Comente

X