OpiniãoOQRTendência Pablo Kossa

Isso foi tirado do contexto

14 de fevereiro de 2020 Nenhum Comentário

Virou moda. Basta alguém do Governo de Jair Bolsonaro ser pego com alguma bobagem proferida, e as bobagens são mais fartas do que a marcação de chopes na comanda do Zeca Pagodinho, que a desculpa já está na ponta da língua.

“Isso foi tirado do contexto”.

A justificativa é batida. Mas é um Bombril em Brasília – tem mil e uma utilidades. Seve para tudo quanto é devaneio. A frase é quase que uma Minâncora para os despautérios que emanam em quantidades colossais do Palácio do Planalto e dos ministérios.

Chamou os nordestinos de forma pejorativa de paraíbas? Isso foi tirado do contexto.

Disse que os servidores públicos são parasitas? Isso foi tirado do contexto.

Falou que as universidades públicas têm fartos hectares de plantação de maconha? Isso foi tirado do contexto.

Não quer mais que domésticas peguem avião para ir para Disney? Isso foi tirado do contexto.

A situação para quem quer levar a coisa a sério é ingrata. Não adianta apontar contradições, falhas argumentativas, mentiras, incoerências, imbecilidades ou o que quer que seja. Tudo, absolutamente tudo, pode ser corrigido com o batido “isso foi tirado do contexto”.

Precisamos aprender com esses ícones da cara de pau que nos governam e aproveitar dessa estratégia de comunicação para nossas vidas. Já que está dado que não conseguiremos trazer essa rapaziada para um debate maduro, vamos jogar o jogo do nível deles. Tipo discussão da terceira série. Se não podemos vencê-los, nos juntemos a eles.

Sua mulher pegou umas mensagens comprometedoras no direct do Instagram? É moleza sair dessa, meu filho. “Isso foi tirado do contexto”.

Você não foi trabalhar e disse para o chefe que estava gripado, mas um amigo compartilhou um story em que você aparece bebaço em um bloquinho de Carnaval? “Isso foi tirado do contexto”.

Seu melhor amigo lhe flagrou saindo de carro de um motel com a esposa dele no banco do passageiro? “Isso foi tirado do contexto”.

Não garanto que você será bem-sucedido. Pra ser sincero, acho que a chance de dar errado é gigante. Por outro lado, mais de um terço do povo do brasileiro está acreditando e aprovando esse povo que alega que tudo quanto é escárnio foi só coisa tirada do contexto. Vai que cola pra você também, né?

 

Pablo Kossa é jornalista, produtor cultural e mestre em comunicação pela Universidade Federal de Goiás

 

Comente

X