OQRRevistaTendência Aniversário

Museu Zoroastro Artiaga completa 74 anos

11 de fevereiro de 2020 Nenhum Comentário

 “Muza” está aberto à visitação de terça a domingo, das 8h às 18h, com entrada gratuita

Em fevereiro, o Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga (Muza) completa 74 anos. Fundado em estilo art déco, no interior da Praça Cívica, na capital goiana, o Muza foi o primeiro Museu do Estado de Goiás e preserva um acervo diverso inteiramente relacionado à Região Centro-Oeste, suas riquezas naturais e história. Mais de 16 mil visitantes passam, anualmente, pelo Museu Zoroastro Artiaga.

O museu é uma referência da história de Goiás. Seu acervo reflete aspectos da diversidade da cultura material e imaterial do Estado de Goiás.  Atualmente, os circuitos do Muza descrevem a história de Goiás e sua formação geopolítica. As seções do museu conservam peças que contam a história arqueológica, etnográfica e cultural de Goiás, com rochas e minerais característicos da região, artefatos pré-coloniais, vestígios de organismos pré-históricos, peças históricas de povos indígenas do território goiano, materiais que representam a arte popular e folclore goiano, peças de arte sacra que chegaram a Goiás no século XVII e até mesmo peças de diversos períodos da imprensa goiana.

O Museu Zoroastro Artiaga conta com as salas especiais dos governadores e de seu primeiro diretor, Zoroastro Artiaga, além de auditório com 90 lugares, laboratório de restauração, reserva técnica e a Biblioteca Regina Lacerda, especializada na história de Goiás.

 

Comente

X