Documento traz informações geográficas, socioculturais e econômicas, as potencialidades turísticas das duas localidades e sugestões de roteiros.
O Observatório do Turismo, da Goiás Turismo divulgou o Inventário da Oferta Turística e o Censo Hoteleiro da Cidade de Alto Paraíso e Distrito de São Jorge, na Região da Chapada dos Veadeiros. O primeiro documento traz informações geográficas, socioculturais e econômicas, as potencialidades turísticas das duas localidades e sugestões de roteiros. O relatório também levanta os meios de hospedagem, espaços para eventos, bares e restaurantes disponíveis para os visitantes, além das agências de viagem e guias de turismo da região.
Segundo a Coordenadora do Observatório do Turismo, professora Giovanna Tavares, o estudo minucioso qualifica os atrativos, desde os naturais aos culturais, com riqueza de detalhes. Ela destaca que “os levantamentos são ferramentas que subsidiam políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor”. “Além disso, o objetivo é aumentar a competitividade e tornar os atrativos de Alto Paraíso e São Jorge mais conhecidos”, acrescentou.
A pesquisa contou com a parceria da Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, Secretaria Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Turismo, Associação de Guias e Prestadores de Serviços de Ecoturismo e Associação de Condutores de Visitantes da Chapada dos Veadeiros, além de empreendedores locais. Os dados de Alto Paraíso e São Jorge são públicos e já podem ser acessados pelos links: http://www.goiasturismo.go.gov.br/noticias/1155-censo-hoteleiro-do-munic%C3%ADpio-de-alto-para%C3%ADso-e-da-vila-de-s%C3%A3o-jorge-ano-2019.html e http://www.goiasturismo.go.gov.br/observat%C3%B3rio-de-turismo-de-goi%C3%A1s/invent%C3%A1rios-de-oferta-tur%C3%ADstica/2-institucional/1202-invent%C3%A1rio-munic%C3%ADpio-de-alto-para%C3%ADso-vila-de-s%C3%A3o-jorge-ano-2019.html.
O Observatório do Turismo ainda deve entregar, este ano, o Inventário da Oferta Turística dos municípios de Trindade, Paraúna, Santa Rita do Araguaia e Rio Quente, que também vai ser contemplado com o Censo Hoteleiro. Os pesquisadores também se preparam para fazer o levantamento em Goiânia, já que o último censo foi realizado há 2 anos.