Leilão das 56 esculturas acontece no dia 10 de março e resulta em doações para Grupo Fraterno Espírita de Assistência Social e Vila São Cottolengo de Trindade
Chamar a atenção para a preservação do bioma cerrado e do tamanduá-bandeira, e arrecadar recursos para instituições beneficentes. A mostra *Tamanduá: uma história pra contá* traz estes objetivos e será marcada pelo leilão de 56 peças de 1,80 m customizadas por artistas, designers, arquitetos e crianças, cujo valor arrecadado será doado para o Grupo Fraterno Espírita de Assistência Social, mantenedor da Creche Luz do caminho e do Solar Espírita Apóstolo Tomé, localizadas em Goiânia, e para Vila São Cottolengo de Trindade.
A mostra será aberta no próximo dia 10, com um leilão dos tamanduás, a partir das 18h, sob o comando do leiloeiro oficial Braulio Ferreira. O designer Nando Nunes (foto) assina a arte de uma das esculturas em resina, customizadas sob inspiração nos veios do laminado da madeira freijó, que lembram a pelagem do tamanduá.
Segunda a organizadora da mostra, Meire Santos, a inspiração inicial do projeto foi a CowParade, exposição de arte que roda o mundo desde 1998 com vacas feitas de fibra de vidro estilizadas por artistas locais. “É de suma importância a ligação entre o viés ambiental e social. Um convite para misturar duas bandeiras tão importantes para uma sociedade mais humana e consciente”, ressalta ela, que lembra que um curadoria especializada em arte fez uma avaliação das peças.
Parte importante do processo, o leiloeiro oficial com mais de 35 anos de profissão, Braulio Ferreira, explica que o valor implícito nesse projeto transcende o da arte. “Tenho honra de participar de projetos filantrópicos, é quando percebemos a humanidade nas pessoas, que mesmo diante de um cenário de instabilidade, ainda se propõe a ajudar o próximo”.
A iniciativa acontece depois da mostra “Revele seu lobo”, realizada em 2018 com moldes de lobos-guarás customizados, também com iniciativa de Meire Santos. A mostra poderá ser vista no Shopping Bougainville até o dia 29 de março.