DestaquesOQRRevistaTendência Adote uma praça

Para celebrar o amor

3 de março de 2020 Nenhum Comentário

Celebrar o romantismo e os casais apaixonados é a proposta do projeto da “Praça do Amor”

Espaços de convivência aonde é possível passear, descansar, fazer atividade física, espairecer, encontrar um tempinho para aquela merecida pausa da rotina… As praças públicas são verdadeiros refúgios da vida urbana e marcam o cotidiano de pessoas de todas as idades.  São incentivo à sociabilização e merecem atenção de todos que buscam maior qualidade de vida e presam por suas cidades.

Lançado pela Prefeitura de Goiânia em 2019, o programa Adote Uma Praça é um fomento da administração pública, junto com a iniciativa privada, pessoas físicas ou jurídicas, sociedade civil organizada, que tem presenteado a capital com projetos criativos e exclusivos.

O mais recente, a Praça Professor Gumercindo Inácio Ferreira, passou por uma revitalização, marcada por tema que celebra o amor romântico. Apelidado de “praça do amor”, o espaço está localizado ao lado do supermercado Hiper Moreira, no Setor Coimbra, e conta com área de 9 mil e 360 m².

Para celebrar o amor

Entre os destaques da “Praça do Amor” estão o monumento, em forma de coração, onde casais apaixonados podem fazer juras de amor e deixar um cadeado no local, simbolizando o desejo de sempre estarem juntos, a exemplo da Pont des Arts, na cidade de Paris, recheada destes cadeados. Outro detalhe do projeto, é a simulação de proa de navio, localizada na outra extremidade da esplanada, integrada à pista de skate, onde casais poderão simular umas das cenas mais clássicas do cinema mundial,  do filme Titanic, protagonizada pelos atores Leonardo Di Caprio e Kate Winslet.

O projeto urbanístico foi desenvolvido pelo escritório Brandão Arquitetos & Associados (@brandao.arq), sob coordenação do Arquiteto e Urbanista Leandro Brandão. Segundo Leandro Brandão, a primeira preocupação foi a definição do espaço para as duas feiras que acontecem no local semanalmente. “A proposta paisagística foi desenvolvida de forma que todas as árvores existentes fossem remanejadas, sendo replantadas em local estratégico”, revelando também atenção ao meio ambiente.

Além do novo paisagismo, a praça ganhou uma pista de caminhada, playground infantil, espaço pet, aparelhos de ginastica ao ar livre, pista de skate que é reversível à um teatro de arena, reformulação dos quiosques de alimentação existentes e uma explanada, para receber eventos, onde foi inserido o monumento dedicado ao amor.

 

Comente

X