Arremesso Final (2020) – Last Dance, no original – é uma série documental de dez episódios em coprodução ESPN e Netflix que narra a “Era Michael Jordan” (1984-1993, 1995-1998) no Chicago Bulls, um dos times mais vitoriosos da história da NBA. Dirigida por Jason Hehir, a produção se usa de pano de fundo a última temporada de Michael Jordan nos Bulls, 1997-1998, para contar fatos que marcaram a carreira do atleta.
Considerado pela maioria dos analistas como o maior jogador de todos os tempos no basquete, Jordan construiu uma grande carreira e conquistou seis títulos de NBA com a camisa dos Bulls. Porém, ao longo de toda a sua trajetória atuando pela franquia de Chicago, Jordan teve ao seu lado um dos melhores treinadores da história liga, Phil Jackson, e grandes companheiros de time, como Scottie Pippen e Dennis Rodman.
Uma das principais mensagens que o Arremesso Final tenta passar ao espectador é justamente mostrar que Jordan, apesar de sua enorme importância e contribuição para os Bulls, não ganhou os seis títulos sozinho pela franquia e contou com a ajuda de muitas pessoas para alcançar os seus objetivos pessoais e coletivos.
Como são vários os fatos marcantes mostrados em dez episódios ao longo de toda a série documental, destacamos alguns momentos que marcam essa produção — contém algum spoiler.
Imagens inéditas do vestiário dos Bulls são apresentadas na série documental
Na temporada 1997-1998, os Bulls permitiram que uma equipe da NBA Entertainment acompanhasse o elenco dos Bulls por toda a temporada. Sendo assim, várias imagens exclusivas foram feitas nesse período — que ficaria marcado para sempre na história da franquia.
Muitas das imagens feitas pela NBA Entertainment naquela época, que nunca tinham sido vistas pelo grande público, foram exibidas em Arremesso Final. Além disso, a ESPN conversou com mais de 100 pessoas próximas à equipe e personalidades que passaram pela carreira de Jordan, explorando diferentes visões sobre fatos e situações que influenciaram na trajetória do astro.
Dennis Rodman e Scottie Pippen têm importante espaço no documentário
Se teve dois jogadores que foram muito importantes para Michael Jordan fechar com chave de ouro a sua história nos Bulls, eles foram Dennis Rodman e Scottie Pippen. Cada um à sua maneira dentro das quadras, ambos conseguiram colocar os seus respectivos nomes na prateleira de cima do basquete mundial e são ídolos nos Bulls.
Fora das quadras, um dos momentos mais cômicos de Arremesso Final envolve Rodman e uma repentina escapada de sua parte para passar quatro dias de folga em Las Vegas, símbolo norte-americano do entretenimento e principalmente dos jogos de cassino.
Na ocasião, o atleta pediu diretamente a Phil Jackson para que o treinador o liberasse por 48 horas, já que ele queria ir para Las Vegas se divertir. Porém, Rodman não cumpriu o acordo de ficar apenas dois dias em Las Vegas e acabou ficando por quatro dias no Estado de Nevada, episódio que gerou risadas dele próprio e de seus companheiros, como Jordan e Pippen.
Com relação a Pippen, o documentário consegue mostrar muito bem como ele conseguiu reerguer Jordan na equipe, sendo muito mais que apenas o número 2 do time. No entanto, hoje eles não têm uma relação amistosa e trocam algumas farpas via imprensa.
Após o término do documentário, Pippen teria ficado muito irritado com Jordan, sobre a maneira em que ele foi mostrado em Arremesso Final. É o que disse o jornalista David Kaplan para a ESPN norte-americana: “Ele está tão bravo com Michael e como ele foi retratado, chamado de egoísta, disso, daquilo, que ele está furioso por ter participado e não ter percebido no que estava se metendo.”
Pausa no auge da carreira para jogar beisebol e volta para o segundo tricampeonato
Em 1994, Jordan no auge da carreira e aos 31 anos, surpreendeu o mundo do basquete ao assinar um contrato com o Chicago White Sox, da MLB, para defender o time afiliado das categorias de base do beisebol estadunidense, o Birmingham Barons, do Alabama.
Por mais que seja uma história muito conhecida por grande parte dos fãs da NBA, esse fato é explorado em Arremesso Final. Portanto, o documentário mostra que a passagem do craque pelo beisebol, apesar de midiática, esteve longe de ser das mais produtivas.
Em meio a uma greve no beisebol e com vontade de voltar, Jordan decide que o caminho do basquete está aberto novamente. Em 10 março de 1995, Jordan anunciou o seu retorno aos Bulls — e acabou ganhando mais três campeonatos consecutivos, os últimos anéis de campeão em sua carreira na NBA.
O que dizem os principais termômetros da crítica especializada
Com tantos lançamentos da Netflix para assistir, é fato que o Arremesso Final é uma série documental imperdível e merece uma lugar destaque na plataforma de streaming em 2020, pelo menos é o que indica a crítica especializada em geral.
O site IMDb (conteúdo em inglês), da Amazon, avaliou a série documental com uma nota alta de 9,2/10. Já o portal Metacritic (site em língua inglesa), outra referência no setor, atribuiu uma nota de 91/100 para Arremesso Final.