Revista Educação

Graduação no exterior: vantagens de se formar em outro país

15 de setembro de 2020 Nenhum Comentário


Estudar no exterior é uma experiência única e altamente gratificante que beneficia a carreira e o desenvolvimento pessoal. Ao escolher uma universidade estrangeira para a graduação, os alunos têm a oportunidade de conhecer a língua e a cultura de outra nação, descobrir novos interesses, criar novos relacionamentos, além de poder fazer a faculdade em uma instituição de renome – como é o caso das universidades argentinas, um dos países de maior interesse para os brasileiros que pretendem estudar medicina, por exemplo.

Abaixo estão algumas vantagens que os universitários podem encontrar em sua jornada de estudo internacional:

1.  Educação de alta qualidade na Argentina

Um dos principais motivos para um aluno escolher a graduação no exterior é experimentar uma educação superior diferenciada. Universidades renomadas e muito bem classificadas mundialmente, com sistemas educacionais altamente reconhecidos no mundo inteiro, podem representar a chance de ter um diploma de padrão internacional. Além disso, ao se inscrever em uma universidade estrangeira, o aluno terá a oportunidade de ver um lado de seu curso que pode não ser considerado nas instituições do seu no seu país de origem.

Considerando ainda o curso de medicina da Argentina como exemplo, é muito mais fácil realizar o sonho dessa carreira no país vizinho do que conseguir uma vaga nas universidades públicas brasileiras e, além disso, quando se trata das faculdades particulares, na terra dos “hermanos” o preço das mensalidades é muito mais acessível do que no território nacional. Alta qualidade de ensino, ingresso sem vestibular e preço baixo das mensalidades é realmente um “combo” de vantagens insuperáveis para estudar medicina na Argentina.

2.  Conhecer o mundo além da fronteira do Brasil

Um dos motivos pelo qual um estudante deve considerar fazer o curso superior em outro país é a oportunidade de ampliar a visão do mundo, através de uma experiência mais duradoura, que envolve a mudança de país e uma jornada universitária extensa. Ter contato com a cultura de um lugar totalmente novo, com novas perspectivas, costumes, tradições e atividades incríveis, ainda convivendo com pessoas do ambiente social universitário, enriquece ainda mais essa escolha. Além disso, é uma grande oportunidade para conhecer museus, bibliotecas, maravilhas arquitetônicas, paisagens naturais, gastronomia, esportes nacionais e demais pontos turísticos de referência no país anfitrião.

3.  Aprimorar as habilidades de um novo idioma, o espanhol

Outra grande vantagem de estudar no exterior é a oportunidade de se tornar fluente em um novo idioma. Aprender uma língua, a princípio, pode ser um desafio, mas não há lugar melhor para praticar do que no local onde o idioma é falado diariamente, em todos os aspectos da vida. Desde pedir um café até entender os professores nas aulas, essa certamente será a forma de desenvolver rapidamente as habilidades com a nova língua. No caso de estudar na Argentina, é possível aperfeiçoar o espanhol com uma educação mais formal, em cursos paralelos ou programas complementares à graduação, oferecidos pelas universidades anfitriãs, agregando mais um diploma acadêmico ao currículo.

4.  Vantagens na carreira médica

Quando um estudante temina seu programa de estudos no exterior, certamente voltará para o seu país de origem com uma bagagem muito grande sobre cultura, habilidades linguísticas, educação e vontade de continuar aprendendo. Isso tudo é considerado muito atraente para futuros empregadores. A carreira também é beneficiada pela comunicação – para um profissional formado no exterior, as barreiras linguísticas são facilmente transpostas, bem como outras habilidades importantes, como oratória e redação acadêmica.

Estudar em uma universidade internacional possibilita também a formação de uma rede global de contatos. Conhecer pessoas de outras partes do mundo pode criar oportunidades de trabalho no exterior, no futuro. Além disso, a experiência adquirida em todo o processo de estudo, desde a mudança de país e o aprendizado de um novo idioma, até a adaptação a uma moeda diferente e uma nova cultura, pode significar uma melhora na capacidade de planejar com antecedência, gerenciar o tempo e pensar logicamente – e isso, na prática, pode ser aproveitado no ambiente do trabalho e no gerenciamento de projetos.

  1. Desenvolvimento pessoal em um intercâmbio

Não há nada como estar sozinho em um país estrangeiro para descobrir que independência exige responsabilidade. Os estudantes que escolhem fazer a faculdade no exterior tornam-se exploradores e realmente descobrem a curiosidade e o entusiasmo que guardam em si. Essa oportunidade de autoconhecimento e, ao mesmo tempo, convivencia com uma cultura diferente, pode testar a capacidade de se adaptar a diversas situações e resolver os mais diferentes problemas. Estas características tendem a ser um diferencial no currículo e são bastante consideradas pelas empresas modernas ao contratar um funcionário.

Comente

X