DestaquesOQRRevistaTendência Saúde

População Goiana agora têm acesso a tratamento inovador para dor crônica

13 de novembro de 2020 Nenhum Comentário

O mês de outubro representou um verdadeiro marco para a população goiana que sofre com dores crônicas, principalmente, em decorrência da fibromialgia, artrite, artrose e mal de Parkinson.

Está inaugurando em Goiânia e em Catalão o Espaço Estar Bem, uma clínica que combina ciência, tecnologia e atenção humanizada no tratamento da dor, com a inovação de procedimentos desenvolvidos por pesquisadores da USP e profissionais treinados para proporcionar mais qualidade de vida e bem estar para a população que sofre de dor crônica. Tudo isso com protocolos limpos, sem intervenções invasivas ou uso de medicamentos.

Através de um convênio inédito no Estado de Goiás, o Espaço Estar Bem integra a rede de pesquisa da USP (Universidade de São Paulo), que permite à clínica o acesso à pesquisas, inovações e equipamentos de ponta desenvolvidos por pesquisadores da Universidade, possibilitando à clínica trazer tratamentos em primeira mão para seus pacientes, colocando o estado de Goiás na vanguarda da ciência e pesquisa no ramo.

Segundo o Prof. titular do IFSC/USP, Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato –  cientista responsável pela pesquisa que deu origem aos aparelhos e protocolos em questão, e membro da Academia de Ciências do Vaticano, reconhecido pelo Papa Bento XVI, – esse convênio garante o acesso da sociedade à novas tecnologias e tratamentos para doenças crônicas que afetam cada vez mais a população: “Nós temos que garantir que essas tecnologias cheguem à sociedade. O Espaço Estar Bem se propõe a, junto com a USP, testar tecnologias e disponibilizá-las para a sociedade brasileira, correspondendo a um grande benefício principalmente para a região central do país. Através dessa parcerias, estaremos disponibilizando treinamento para os profissionais do Espaço Estar Bem e contando com a clínica para desenvolver, em conjunto conosco, as novas tecnologias para essas doenças crônicas que estão afetando a população brasileira.”

Primeiros no Brasil a receber o aparelho desenvolvido pelo pesquisador da USP, aprovado pela Anvisa, indicado para o tratamento de diversos tipos de dores e que pode até zerar as dores da fibromialgia, a Estar Bem espera contribuir efetivamente na entrega de uma vida qualificada e sem dor para a população, como afirma o sócio e responsável técnico, Prof. Dr. Carlos Magno Neves: “A área da saúde tem avançado graças a ciência, e o que estamos trazendo é conhecimento cientifico, produzido e testado por pesquisadores de ponta da maior e mais bem conceituada universidade brasileira, com o intuito de melhorar a vida das pessoas que sofrem os mais diversos tipos de dores. A Estar Bem, busca atuar dentro do conceito de medicina baseada em evidência. Eu estive pessoalmente no centro de pesquisa da ISF com o Prof. Dr. Vanderlei Bagnato, como representante da Estar Bem para melhor conhecer suas pesquisas e assinar o convênio. Vi o trabalho que ele faz e os resultados no tratamento de diversas patologias e posso garantir que o que estamos trazendo é o que existe de mais recente no que se refere ao tratamento dos mais variados quadros de dor, além de protocolos para o tratamento da Fibromialgia e de quadros provenientes do mal de Parkinson.”

Vale salientar que o Espaço Estar Bem é a única instituição em Goiás conveniada a USP neste seguimento e, sendo assim, estará sempre dialogando com o Prof. Dr. Bagnato e sua equipe, de modo a manter-se atualizados e aptos a servir a sociedade com tratamentos baseados em evidência cientifica produzida por este grande pesquisador.

 

Resultados mais que surpreendentes

 

Segundo pesquisa realizada pelo Ibope em agosto de 2019, 63% da população brasileira sofre com dores musculares. Já um levantamento da Sociedade Brasileira do Estudo da Dor (SBED), realizado no mesmo ano, aponta que 37% dos brasileiros sofrem com dores crônicas. Fontes diversas apontam para um crescimento no cenário da dor crônica no Brasil e no mundo, causadas por patologias diversas. Segundo a OMS, cerca de 1/3 da população mundial apresentará algum tipo de dor crônica.

 

É o caso da fibromialgia, uma das patologias da dor crônica de grande impacto na vida das pessoas. Segundo a SBED, o Brasil possui cerca de 4.000.000 de pessoas afetadas pela doença, que tem como principal sintoma, uma dor difusa pelo corpo, difícil de identificar a causa ou origem específica. No caso dessa patologia, o tratamento oferecido pelo Espaço Estar Bem, aplicado com uso de um aparelho fotossônico, considerado pioneiro no mundo, que combina laser e ultrasom, em sua fase de testes, foi capaz de zerar a dor em 90% dos pacientes, que chegam a ficar sem dor por um período de até 3 meses.

 

Outra patologia também tratada com grande eficácia com o tratamento fotossônico, é a artrose, que segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, atinge 50 milhões de brasileiros e não tem cura. Após realização do tratamento em 300 pacientes na Santa Casa de São Carlos, em São Paulo, cerca de 90% dos pacientes apresentaram uma melhoria considerável em relação à dor e aumento da funcionalidade nas ações diárias, como caminhar e fazer suas atividades normalmente.

 

As pessoas que sofrem do mal de Parkinson também têm uma nova esperança de qualidade de vida, com um novo tratamento oferecido pelo Estar Bem. Por meio de um aparelho e protocolos que combinam laser e vácuo, pacientes que sofriam da doença e foram tratados na fase de testes do aparelho em São Carlos, tiveram até 50% de melhoria na sua qualidade de vida, através do alívio da dor causada pela doença e da redução dos tremores, mesmo que por um curto espaço de tempo. O estudo relativo a esse tratamento foi publicado na revista científica internacional “Journal of Alzheimer’s Disease & Parkinsonism” e, de acordo com a pesquisa, a combinação entre luz e pressão alivia os sintomas do Parkinson, devolvendo a qualidade de vida para os pacientes.

 

Serão mais de 20 tipos de dores tratadas pela clínica. Todos os tratamentos oferecidos pelo Espaço Estar Bem são cientificamente comprovados e aprovados pela Anvisa.

 

Ambiente seguro em tempos de pandemia

 

Pensando na segurança de seus pacientes, a unidade matriz do Espaço Estar Bem está levando ao máximo os padrões de biossegurança do ambiente, com a instalação de um equipamento que faz a esterilização do ar através do uso de raios ultravioleta, também inédito, até então, no Estado, que renova completamente o ar da recepção da clínica a cada 15 minutos, eliminando completamente a difusão de vírus e germes no ar. Além disso, o uso de máscaras e equipamentos de biossegurança serão obrigatórios por todos os profissionais da clínica e os horários de atendimento serão rigidamente controlados para evitar aglomerações no local.

 

O Espaço Estar Bem atenderá aos seus pacientes de Segunda a Sábado em Goiânia, na sua unidades do Jardim América, na Av. C-104 e em Catalão, na nova unidade do Hospital Nasr Faiad. situada na Av. José Marcelino. As sessões serão oferecidas ao público a preços acessíveis, com condições pagamento facilitadas para tratamentos e a primeira consulta, de avaliação do paciente, será gratuita.

 

Mais informações

 

Website: www.estarbem.com.vc

 

Contato para entrevistas: Dr. Carlos Magno Neves – 62 99908-0744 – carlos.magno@estarbem.com.vc

Marketing: Henrique Ramos Fonseca – 62 98280-3320 – marketing@estarbem.com.vc

 

Espaço Estar Bem Goiânia: Morais Freitas – 62 98408-7337

 

Espaço Estar Bem Catalão: Caio Faiad –   62 98140-1428

 

 

Referências

 

Depoimento Prof. Vanderlei Bagnato sobre parceria: https://www.youtube.com/watch?v=aqsY2-cVD9g

 

Matérias veiculadas na mídia sobre os tratamentos: http://estarbem.com.vc/#na-midia

 

 

Estudos e pesquisas

Journal of Alzheimer’s Disease & Parkinsonismhttps://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/wp-content/uploads/2019/08/Santos_2019_Negative-Pressure.pdf

Ibope: 63% dos brasileiros sofrem com dores musculares… – https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/08/24/ibope-63-dos-brasileiros-sofrem-com-dores-musculares.htm?cmpid=copiaecola

 

Dor crônica atinge 37% das pessoas no Brasil – https://www.anahp.com.br/noticias/noticias-do-mercado/dor-cronica-atinge-37-das-pessoas-no-brasil/

 

Comente

X