DestaquesOQRRevistaTendência Turismo

Caminho de Cora Coralina agora integra Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso

24 de março de 2021 Nenhum Comentário

Nesta terça-feira (23/03), o Ministério do Meio Ambiente anunciou a inclusão  do Caminho de Cora Coralina na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso (RedeTrilhas). O trecho de 300 quilômetros entre Corumbá e a cidade de Goiás é o segundo do País que passa a integrar o eixo do Programa Parque+, do MMA.

Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo, afirma que a inclusão à Rede Nacional faz do Caminho de Cora Coralina uma das principais trilhas do Brasil. “Isso possibilita a ajuda do Governo Federal e uma conexão com uma rede internacional de trilhas, que é o nosso objetivo maior”, destaca. O diferencial do estado de Goiás é oferecer, além de aventura, contemplação e natureza exuberante, o único caminho de poesia no mundo.

Este ano, a Goiás Turismo irá investir R$ 2 milhões 117 mil reais na infraestrutura do Caminho, com sinalização e estruturação da trilha, com pontos de descanso e apoio, pontes e passarelas. A verba é oriunda de emendas parlamentares, via convênio com o Ministério do Turismo.

O Caminho de Cora Coralina é uma trilha de 300 km entre Corumbá e a cidade de Goiás, composta por oito municípios e oito povoados, reunindo história, cultura, poesia, natureza e aventura. Além das cidades históricas, também fazem parte do percurso os parques estaduais da Serra dos Pireneus, da Serra de Jaraguá e da Serra Dourada. Ao longo do trecho, há locais para caminhadas em trilhas, cavalgadas, cicloturismo, arvorismo, rapel, escalada, tirolesa e boia-cross, em meio à paisagem única do Cerrado, com serras, nascentes, cachoeiras, quedas d’água e corredeiras, além de rios e córregos. O passeio oferece vivências na natureza, incentiva a melhoria da infraestrutura e a sinalização das unidades de conservação, promovendo o turismo aliado à preservação do meio ambiente.

Devido ao agravamento da pandemia, o atrativo está temporariamente fechado para visitação. A decisão foi tomada em conjunto pela maioria dos empresários e parceiros do atrativo e comunicada oficialmente pela Associação Caminho de Cora Coralina no último dia 15 de março. A resolução segue as orientações dos decretos estadual e municipais.

 

Fonte: Assessoria da Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás

Comente

X