OQRRevistaTendência Bolsas

Últimos dias: estudantes goianos de baixa renda podem concorrer a bolsas de estudo para o ensino médio

25 de agosto de 2021 Nenhum Comentário

Inscrições para seleção da ONG Instituto Ser Tão Grande são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pelo site www.institutosertaogrande.org, até o dia 1º de setembro

Estudantes da rede pública que cursam o 9º ano do ensino fundamental em Goiás podem se inscrever até o dia 1º de setembro para o processo seletivo do Instituto Ser Tão Grande, que há três anos seleciona jovens goianos para bolsas de estudo ao longo de todo o ensino médio.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.institutosertaogrande.org. Podem participar do processo seletivo alunos de escolas públicas de Goiás, da capital ou interior, que tenham de 12 a 15 anos de idade, comprovadamente de baixa renda e que apresentem alta performance escolar.

Além da bolsa de estudo, os jovens talentos selecionados terão acesso a curso de inglês, à Plataforma Descomplica, à Plataforma de Redação, além da mentorias, simulados e orientação de estudo.

O processo seletivo é composto de cinco etapas. O estudante precisa cadastrar-se no site do Instituto Ser Tão Grande, passar por teste on-line, entrevista on-line, prova presencial e entrevista presencial, juntamente com a família. Na seleção, serão considerados critérios como desempenho acadêmico, socioeconômico e de habilidades socioemocionais.

Jovens talentos
Este será o terceiro processo seletivo realizado pelo Instituto Ser Tão Grande. Em 2019, quando o instituto realizou a primeira seleção, sete estudantes da rede pública de ensino foram aprovados em todas as etapas do processo e selecionados para ingressar no programa. Em 2020, 12 alunos ingressaram no programa.

O Instituto
O Instituto Ser Tão Grande, entidade privada sem fins lucrativos, nasceu da ideia de dois jovens goianos que acreditam haver muitos talentos e potencialidades que estão se perdendo pelo caminho por falta de oportunidade. “Sabe-se que 90% da nota do Enem é influenciada por fatores econômicos e culturais. Muitas oportunidades no Brasil e em Goiás nascem no berço, por pura seleção biológica aleatória. Nós queremos quebrar esse ciclo”, explica Ismael Cavalcante, um dos fundadores do instituto.

A iniciativa é financiada por doadores que, por acreditarem no poder transformador da educação, querem investir em jovens talentos. O valor arrecadado é 100% revertido em financiamento de estudo para os alunos selecionados.

Ao entrar para o programa, o jovem tem os três anos do ensino médio garantidos em escolas particulares ou, caso opte por continuar na escola pública, terá acesso a cursos de reforço no contraturno, além de aulas de inglês.

Mais do que proporcionar um ensino de qualidade, o Ser Tão Grande busca desenvolver potencialidades. “Nós queremos impactar a educação como um todo. Nossa principal meta é dar perspectiva e abrir a visão de mundo desses jovens. Veja este dado: 93% dos jovens de 18 anos não sabem calcular uma equação matemática simples, nosso desempenho é pior do que o Vietnã. Como sociedade, precisamos mudar isso, e todas as iniciativas são bem-vindas”, diz Daniel Mortoni, também fundador do instituto.

Comente

X