OQRRevistaTendência Cultura

Programação Cultural do Sesc Centro em Março

9 de março de 2022 Nenhum Comentário

AS atividades são gratuitas mas para algumas o ingresso deverá ser retirado. Mais informações no site escgo.com.br.

 

Confira a programação completa:

SHOW E ESPETÁCULOS

Show: Lançamento do EP Olùlànà

Artista: Luiza Camilo

Participação: Pedro Canoeiro

Data: 11/03 (sexta-feira)

Horário: 20h

Gênero: Música autoral

Classificação: 12 anos

Local: Teatro Sesc Centro (com transmissão pelo canal da artista no Youtube)

Ingressos limitados / Retirada 1 hora antes, na Bilheteria do Teatro

Show de Lançamento do EP Olùlànà, segundo álbum da carreira da artista Luiza Camilo. Com participação de Pedro Canoeiro na programação eletrônica, o show traz intervenções da dança e poesia, com Camila Ribeiro e Kesley Rocha. Quanto ao estilo, é uma mistura de baixo elétrico, voz e sonoridades afro-futuristas e indígena-futurista, somadas a letras que navegam pela cultura afro-brasileira.

Show: Orquestra Raízes de Quirinópolis José Henrique da Viola

Data: 12/03 (sábado)

Horário: 16h

Gênero: Música Raiz

Classificação: Livre

Local: Teatro Sesc Centro (com transmissão pelo canal do Sesc no Youtube)

Ingressos limitados / Retirada 1 hora antes, na Bilheteria do Teatro

A Associação Luz do Cerrado Arte e Cultura Orquestra Raízes de Quirinópolis José Henrique da Viola é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, de classe artística cultural acolhedora de artistas autodidatas ou de punho formação e possui como associados: idosos, pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, deficiente visual, auditivo, cadeirante e artistas, em geral, independentemente de cor, credo ou orientação sexual.

Espetáculo: Arvore(ser)

Grupo: Grupo de Teatro INAI/NAIBF

Data: 16/03 (quarta-feira)

Horário: 20h

Gênero: Teatro

Classificação: Livre

Local: Teatro Sesc Centro (com transmissão pelo canal do Sesc no Youtube)

Ingressos limitados / Retirada 1 hora antes, na Bilheteria do Teatro

Como resultado do projeto de pesquisa mulheres mitos em histórias e formas animadas, “Arvore(ser)” foi concebida a partir da reconstrução das histórias coletadas, resignificadas de forma inventiva, com a aproximação das histórias de vida dos artistas envolvidos, para um ponto de vista possível das próprias mulheres protagonistas de suas histórias. Dentre essas mulheres estão: Maria da Purificação (Maria Grampinho), Tereza Bicuda, Leodegária de Jesus, entre outras que entrecruzam suas histórias. Arvore(ser) é uma metáfora para destacar a forma como as mulheres representadas crescem como árvores, se enraízam a cada apresentação, demarcando suas presenças em nosso imaginário e contribuindo com a compreensão de nossa identidade cultural.

Espetáculo: Dramas ao Cubo

Grupo: Cia de Teatro Nu Escuro

Data: 19/03 (sábado)

Horário: 10h e 16h

Gênero: Teatro

Classificação: Livre

Local: Hall Sesc Centro

Dramas ao Cubo é o novo espetáculo da Cia de Teatro Nu Escuro, composto por 6 caixas cênicas de teatro lambe-lambe, inspiradas em memórias, mitos, pessoas reais ou personagens clássicos da dramaturgia mundial. Carolina, Elza, Xamego, rosa, Julieta e Pastrana, são as caixas do espetáculo dramas ao cubo, que se dividem em dois blocos com 1h de duração cada um.

Espetáculo: Zum-zum-zum de histórias

Grupo: Conta Aí

Data: 19/03 (sábado)

Horário: 9h, 13h e 17h

Gênero: Teatro

Classificação: Livre

Local: Hall Sesc Centro

Zum-zum-zum de Histórias, desenvolvido pelo grupo Conta Aí, tem como objetivo trabalhar com linguagens capazes de expressar e comunicar sensações, texturas, sentimentos e pensamentos. Ao escutar histórias, o espectador é levado a fazer associações e relações com fatos e situações do cotidiano, o que possibilita uma maior e melhor compreensão de mundo.

Espetáculo: Histórias Para Sonhar Acordado – Irmãos Grimm

Grupo: Teatro GTI

Data: 26/03 (sábado)

Horário: 16h

Gênero: Teatro

Classificação: Livre

Local: Teatro Sesc Centro (com transmissão pelo canal do Sesc no Youtube)

Ingressos limitados / Retirada 1 hora antes, na Bilheteria do Teatro

O espetáculo Histórias Para Sonhar Acordado – Irmãos Grimm foi composto para o público infantil e para toda família, através de um olhar cuidadoso e aprofundado sobre o universo da arte milenar da contação de histórias, pelo seu diretor. Os atores/contadores interpretam e narram histórias dos grandes escritores alemães, os Irmãos Grimm, que registraram diversas fábulas infantis, utilizando-se de componentes cotidianos, como a juventude, família, a moral e bons costumes, o amor, a amizade, o medo, entre outros, conquistando muita notoriedade global. O espetáculo conta com uma encenação envolvente através da interatividade com a plateia, resgate de cantigas e brincadeiras populares, música ao vivo.

SHOW NA VARANDA

Show na Varanda com Thayna Janaina

Data: 16, 18 e 19 de março

Horário: 12h

Gênero: MPB/Samba

Classificação: Livre

Local: Varanda do Teatro Sesc Centro

Thayna Janaína, cantora e compositora, neste seu show vem mostrando o melhor da música afro-brasileira, representando os 33 quilombos que existem no estado de Goiás. É através dos ritmos, beleza, energia e cores que vem mostrando a cultura afro.

SARAU

N.O.S – Sarau Palco Aberto

Atriz apresentadora: Ludmyla Marques

Data: 16/03 (quarta-feira)

Horário: 18h

Gênero: Música e poesia

Classificação: Livre

Local: Varanda do Sesc Centro

INSCRIÇÕES AQUI

Um espaço para mulheres de todas as idades, cores e amores se expressarem e soltarem sua voz; para “estilhaçar a máscara do silêncio” e construir conexões. Guiado pela atriz, arte educadora Ludmyla Marques.

EXPOSIÇÃO COLETTIVA PRETA

Exposição Colettiva Preta – Feira das Pretas

Artesanato/Moda/Arte/Oficinas/Produção Cultural

Idealizadora: Renata Caetano

Produção: Renata Caetano, Erika Santos, Marci Dornelas

Gestoras: Luciana Caetano, Milleide Lopes, Erika Santos e Renata Caetano

Data: dias 17 e 18, das 14h às 21h | dia 19, das 9h30 às 12h30

Classificação: Livre

Local: Sesc Centro

O evento traz exposição e venda de peças criadas por mulheres negras do ramo da moda, de produtos alimentícios, artes plásticas, artesanato, saboaria artesanal, óleos essenciais ligados a sociobiodiversidade a que estas mulheres estão inseridas. A Exposição Colletiva Preta faz parte de um projeto piloto de atenção e retomada econômica para o pós-pandemia em parceria com grupos de mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais. Sob a direção da artesã e afroempreendedora Renata Caetano, que idealizou o projeto no intuito “de criar e possibilitar estratégias de mercado frente ao índice alarmante de desemprego (que já existia) e se alarma na pandemia da população negra, em específico da mulher negra, e de levantarmos pautas de discussões sobre racismo estrutural e as disparidades que dele advém. A Feira representa um espaço de representatividade, diversidade e equidade. Para além do espaço físico, é um espaço de empatia, afeto.”

Cultura e estética negra: Penteados, tranças e de Ojá, amarração de Turbantes 

Data: 17/03 (quinta-feira)

Horário: 16h

Local: Sesc Centro

Oficineiras: Erika Santos e Maria Jardim

*Sem inscrição – limitado a 20 pessoas por ordem de chegada

Propõe levantar reflexões acerca da cultura e estética negra na sociedade brasileira, ligado aos penteados, tranças e o uso do Ojá demonstrando as diversas possibilidades de amarração de turbantes.

 

Espetáculo: Vozes Negras

Artista/grupo: Colettiva Preta

Data: 18/03 (sexta-feira)

Horário: 19h

Gênero: Teatro

Classificação: Livre

Local: Hall do Sesc Centro

Vozes Negras foi criado exclusivamente para acompanhar a Feira das Pretas +. Todos os quatro artistas com carreira solo e consolidada, juntam-se para promover este encontro especial. É composto pelo canto de Milca Francielle e performance de Renata Caetano, com acompanhamento do músico Diego Amaral, e coreografado por Luciana Caetano. O roteiro que traz à cena as manifestações afro-brasileiras. A base do roteiro musical tem como menção a nossa grande representante da música popular brasileira Elza Soares, onde percorremos desde “Mulher do Fim do Mundo” até “A Carne”. Vozes Negras reflete nosso Brasil, poeticamente construímos através das músicas da Diva Elza Soares este panorama histórico de passado e presente.

Oficina: Produtos Pedagógicos

Data: 19/03 (sábado)

Horário: 9h30 às 12h30

Local: Sesc Centro

Oficineira: Renata Caetano

*Sem inscrição – limitado a 20 pessoas por ordem de chegada

Um encontro voltado aos docentes e famílias. Assim, foi pensada e construída a oficina de produtos pedagógicos. No diálogo com o docente: As práticas e métodos aplicados pelos educadores no processo de ensino-aprendizagem das relações étnico-raciais devem ser trabalhadas e aplicadas de forma didática em sala, aonde estas atividades voltadas ao tema tem que buscar favorecer um novo olhar sobre a temática, assim que proponho pensarmos produtos pedagógicos, sendo estes para além das salas e muros da escola, que permeie também o dia a dia e o lar da criança.

Comente

X