Criar um plano nacional de carreira para todas as áreas de saúde no Brasil, a exemplo do piso para a enfermagem. Esta é uma das propostas do candidato a deputado federal pelo PDT de Goiás, Rui Gilberto. Presidente da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e ex-presidente da Associação Médica de Goiás (AMG), Rui Gilberto deseja na Câmara Federal, também aumentar o investimento no ensino e na pesquisa da saúde, formando novos cientistas e fazendo avançar a tecnologia médica nacional.
Para o candidato, é necessário fiscalizar com rigor a qualidade de ensino nas faculdades ligadas à saúde de todo o país, para garantir resultados de excelência no ensino. “Necessitamos, em paralelo, de diminuir drasticamente os impostos de importações de medicamentos de ponta e também de equipamentos de alta tecnologia da saúde, em áreas como a robótica e a ressonância”, defende.
Rui Gilberto é um dos profissionais que mais entende de saúde no Brasil. Ele é professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, já foi presidente também da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia (SGGO). Formado em 1981, tem especialização em Ginecologia e Obstetrícia, mestrado e doutorado em Medicina Tropical e pós-doutorado em Ciências da Saúde. Aliado à saúde, ele ainda é experiente em serviço público, já tendo sido prefeito de Marzagão (GO).