OQRRevistaTendência Entretenimento

DIA abre inscrições para a oficina de animação gratuita Recortes Selvagens

25 de outubro de 2022 Nenhum Comentário

A atividade será comandada pelo animador, cineasta e ilustrador cearense Diego Akel, nos dias 28 e 29 de outubro. Interessados podem se inscrever até a próxima quarta-feira (26)

 

O Dia Internacional da Animação – DIA, que será realizado nos dias 28, 29 e 31 de outubro, em Goiânia, contará com uma oficina de animação gratuita com Diego Akel (CE), ilustrador, cineasta e animador. A oficina Recortes Selvagens será realizada nos dias 28 e 29, na Escola Goiana de Desenho Animado, localizada na Alameda do Botafogo, nº 235, sala 2, no Centro, das 14h às 18h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na página http://diadaanimacaogoiania.blogspot.com/. Para participar é preciso ter no mínimo 18 anos.

Durante a atividade, serão trabalhados a espontaneidade e o improviso a partir de livros antigos, revistas e outros impressos, utilizando a captura em dispositivos móveis e recursos como a macrofotografia. “Imagens estranhas, construções bizarras e personagens surreais resultarão em animações improváveis e inesperadas”, explica o artista.

Diego Akel trabalha, profissionalmente, desde 2002 com ilustração, artes plásticas, fotografia e cinema experimental, atuando no gênero da animação como animador, produtor criativo, realizador, curador e educador. Sua obra no campo da animação experimental é reconhecida internacionalmente como uma referência na área, tendo em seu currículo oficinas ministradas não somente no Brasil, mas também em países da Europa e da América Latina.

Seus filmes já foram exibidos em centenas de festivais e citados em sites importantes como Colossal, Cartoon Brew e Hypeness, além de constar de publicações nacionais e internacionais, como no livro Experimental Animation – From Analogue to Digital, da editora inglesa Routledge. Akel estuda a animação como uma forma espontânea de criação artística, mesclando tecnologias de ponta com abordagens artesanais.

Durante a 15ª edição do Dia Internacional da Animação de Goiânia ele terá o seu trabalho homenageado com a “Retrospectiva Diego Akel”, com filmes de animação produzidos pelo artista entre 1999 e 2022, no dia 29 de outubro, às 19h30, no Cine Cultura, localizado na Praça Cívica, no Centro.

Sobre o Dia Internacional da Animação

O Dia Internacional da Animação é realizado anualmente, em outubro. Foi criado em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação – ASIFA e é realizado em mais de 30 países. No Brasil, a data foi adotada em 2004 pela Associação Brasileira de Cinema – ABCA, que realiza a coordenação nacional em parceria com mais de 200 cidades.

Em Goiânia, o DIA é organizado e coordenado por Márcia Deretti, Márcio Júnior e Coelho Nunes por meio da MMarte Produções e da Na Toca Produções, com apoio da Escola Goiana de Desenho Animado e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. A programação completa do evento pode ser acessada na página http://diadaanimacaogoiania.blogspot.com/.

 

Serviço

Oficina Recortes Selvagens com Diego Akel

Data: 28 e 29 de outubro

Horário: das 14h às 18h

Local: Escola Goiana de Desenho Animado – Alameda do Botafogo, nº 235, sala 2, Centro, Goiânia – GO.

Inscrições abertas até o dia 26 de outubro pelo link http://diadaanimacaogoiania.blogspot.com/

Atividade gratuita

Comente

X