O ano de 2022 teve um calendário esportivo bastante agitado na cidade de Goiânia. Ao longo de toda a temporada, centenas de eventos foram realizados, com opções de atividades para todos os gostos e idades. Mais do que uma porção de campeonatos para acompanhar, a população também pôde participar ativamente de diferentes atrações, tendo o esporte como uma importante ferramenta de saúde, lazer e inclusão.
Quando o assunto é alto rendimento, a capital de Goiás foi palco de uma série de competições a nível estadual, nacional e internacional em diferentes modalidades, do automobilismo às corridas de rua. Confira abaixo:
Stock Car Brasil
Um dos mais tradicionais e importantes eventos da cidade todos os anos, a etapa de Goiânia da principal categoria do automobilismo brasileiro foi realizada duas vezes na temporada de 2022. A primeira delas aconteceu em março com rodada dupla, e o ex-piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello foi o vencedor de ambas as provas, se tornando o maior ganhador da pista.
Já em outubro, duas novas corridas foram realizadas no Autódromo Ayrton Senna. A primeira rodada foi dominada por César Ramos, que liderou de ponta a ponta e conquistou sua primeira vitória na carreira. Já Nelsinho Piquet foi quem cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na segunda prova. Rubinho chegou em sétimo nas duas disputas.
14º Campeonato Goiano de Poker
Em abril, Goiânia recebeu uma das etapas do mais tradicional e prestigiado evento do jogo de cartas no estado. O palco dessa festa foi o Players Poker, mais antigo clube da modalidade no Brasil em atividade, famoso por receber e preparar jogadores de destaque no cenário internacional e principal hub da equipe de Goiás.
Promovido pela Federação Goiana de Poker, o torneio é disputado na classificação High, uma das mãos do poker mais tradicionais, que engloba diferentes categorias do jogo, como Texas Hold’em, Omaha, Seven Card Stud e Five Card Draw. Com tamanho prestígio na região, o evento atraiu jogadores de diferentes localidades para participar e prestigiar as partidas.
Circuito Mundial de Squash
Entre os dias 22 e 26 de junho, a capital goiana foi palco de uma das etapas do circuito Challenger Tour 5 da Associação Profissional de Squash (PSA, na sigla em inglês). O torneio pertence à mesma categoria do evento realizado em maio no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Apenas com chave masculina, a etapa de Goiânia recebeu 24 atletas, enquanto a edição paulistana teve uma lista mais reduzida, com apenas 16 competidores.
A linha de campeonatos PSA Challenger Tour é considerada a espinha dorsal do circuito mundial de squash, servindo como ponto de entrada de atletas promissores em competições internacionais. Já o PSA World Tour conta com os melhores jogadores do mundo e os principais eventos da modalidade, em diversas categorias.
Torneio Internacional de Tênis do Estado de Goiás
O esporte da bolinha amarela também foi uma das atrações do calendário esportivo de Goiânia em 2022. Na última semana de julho, as quadras de saibro do Country Clube de Goiás receberam o torneio de nível S400 da Federação Internacional de Tênis (ITF), que valeu pontos tantos para os rankings da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da própria ITF.
A competição foi disputada nas provas de simples, duplas e duplas mistas, nas categorias de 30, 35, 40, 45, 50, 55, 60, 65, 70, 75, 80 e 85 anos. Com presença maciça de atletas brasileiros em todas as categorias, a competição teve a participação de sete tenistas de outros cinco países: Espanha, Argentina, Portugal, Colômbia e Dinamarca.
4ª Meia Maratona Internacional de Goiás
Um dos grandes eventos esportivos do ano que conta com a participação direta da população, a quarta edição da Meia Maratona Internacional de Goiás foi realizada no dia 18 de setembro, com largada ao lado do Paço Municipal. A prova deste ano foi dividida em três categorias (pelotões de elite feminino e masculino e pelotão geral) com três percursos diferentes: 5, 10 e 21 quilômetros.
Nas provas principais de 21km, os campeões foram o brasileiro Justino Pedro da Silva no masculino, com o tempo de 1h6m13s, e a etíope Mestawut Fikir Truneh no feminino, com a marca de 1h17m47s. A melhor atleta nacional entre as mulheres foi Jessica Ladeira Soares, que chegou na terceira posição após 1h20m40s.